quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seia capital do ambiente


Depois da Conferência “Biodiversidade como factor de desenvolvimento económico”, que marcou o início da 16ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, a temática do ambiente volta a estar em destaque em Seia no próximo Sábado com um workshop para jornalistas, a apresentação da Agenda 21 Local de Seia e o Curso de Fotografia de Ambiente, dia que ficará ainda marcado pela sessão de encerramento do Festival de Cinema.

Assumindo-se cada vez mais como um pólo dinamizador da adopção de novas práticas em matéria de ambiente e que repercute o principal objectivo da autarquia em transformar Seia na “capital do ambiente”, o Município de Seia vai levar a cabo, no dia 23 de Outubro, um conjunto de iniciativas direccionadas a públicos diferenciados, mas que convergem na essência da temática.

A acção de Formação, intitulada “Informação em Contexto”, destina-se a jornalistas e outros profissionais da comunicação social e terá lugar no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE. A acção é dinamizada pela Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a RTP e a Câmara Municipal de Seia, e visa dotar os profissionais da comunicação social de conhecimento científico relacionado com dinâmicas que envolvem o funcionamento de sistemas naturais, de modo a promover uma melhor contextualização da notícia.

No decorrer desta acção, o Município de Seia e a Universidade Católica do Porto, farão a apresentação da Agenda 21 Local de Seia, instrumento de desafio à acção real para a mudança, para tornar o território mais sustentável, ao nível ambiental, social e económico. A apresentação será seguida de um almoço “sustentável”, confeccionado com produtos locais em parceria com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria.

Ainda no espaço de referência ambiental que é o CISE, decorrerá durante todo o dia e seguinte, o 10º Curso de Fotografia de Natureza e de Vida Selvagem.

Às 21:30h, a Casa Municipal da Cultura de Seia volta a ser palco de mais uma sessão de encerramento do CineEco, local onde serão anunciados os filmes vencedores das várias categorias a concurso, a que se seguirá um espectáculo com os Couple Coffee.

Sem comentários:

Enviar um comentário