segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Workshop para jornalistas no Cine’Eco, “Informação em Contexto”



No âmbito das temáticas da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) dinamizada pela UNESCO, a Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a RTP, o Comité Português Planeta Terra e a Câmara Municipal de Seia vão organizar uma acção de formação, intitulada “Informação em Contexto”, destinada a jornalistas e outros profissionais da comunicação social.

Esta acção de formação terá lugar em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE, no dia 23 de Outubro de 2010, no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia (Cine’Eco - 16 a 23 de Outubro de 2010).

A referida acção de formação visa dotar os profissionais da comunicação social de conhecimento científico relacionado com dinâmicas que envolvem o funcionamento de sistemas naturais, de modo a promover uma melhor contextualização da notícia. Como intérpretes de realidades que denotam um crescente conflito entre as sociedades actuais e a natureza, tal conhecimento revela-se necessário e pertinente no desenvolvimento adequado das suas actividades quotidianas de disseminação de informação relacionada com problemas ambientais actuais de relevância social.

Desastres e riscos naturais, alterações climáticas, perda da biodiversidade são temas recorrentes na agenda informativa dos Media, que geralmente reportam os impactos, por vezes devastadores, do crescente desequilíbrio na relação entre os cidadãos e a natureza, mas raramente referem as suas causas.

É possível minimizar tal desequilíbrio se a sociedade adoptar comportamentos ajustados às dinâmicas dos processos naturais, valores que são necessários incorporar nas notícias em torno da temática ambiental – cujas implicações ficam, frequentemente, por reconhecer.

A formação profissional específica para jornalistas nestes domínios constitui uma necessidade fundamental, já que se reflectirá numa cobertura mais atenta e com maior qualidade destas questões. ”Informar em contexto” é um dos contributos essenciais da comunicação social na promoção dos valores de sustentabilidade social, económica e ambiental.

Serão formadoras, a Profª Doutora Maria Helena Henriques (Coordenadora do Comité Português Planeta Terra e docente na Universidade de Coimbra), a Dra. Sílvia Alves (Jornalista da RTP/ Universidade Nova de Lisboa) e a Dra. Elizabeth Silva (Responsável pelo Sector das Ciências da Comissão Nacional da UNESCO e Ponto Focal para a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável).

Este curso será destinado a 20 formandos e relativamente ao Programa, o curso assenta em quatro módulos interligados entre si, em que serão apresentados e debatidos temas a partir de casos concretos – tais como notícias, reportagens e artigos – a fim de serem assimiladas novas abordagens práticas na comunicação social, nomeadamente:

Módulo 1 – Introdução: “A Comunicação Social como Mediadora – do Conhecimento Científico ao Conhecimento Público”
Módulo 2 – “Biodiversidade: Interdependências, vulnerabilidades e (Ab)usos da Natureza”
Módulo 3 – “Desastres Naturais ou Riscos Fabricados? – intersecção disciplinar (Ciências da Terra / Ciências Sociais)”
Módulo 4 – “Alterações Climáticas ou Alterações Mediáticas?”

Cada módulo terá um convidado especial para orientar os formandos nas novas abordagens que se pretendem debater e que estes possam ter em conta quando produzem as suas notícias/reportagens. Serão convidados o Prof. Doutor Jorge Paiva (Biólogo, Centro de Ecologia Funcional / Universidade de Coimbra), que fará a ligação entre a Biodiversidade e a Sustentabilidade e a Biodiversidade e as Alterações Climáticas, o Prof. Doutor Domingos Rodrigues (Universidade da Madeira / Depto. de Geologia) e a Profª Doutora Iva Miranda Pires (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa), que farão a intersecção disciplinar entre as Ciências da Terra e as Ciências Sociais, no que diz respeito à temática Desastres Naturais, o Prof. Doutor Filipe Duarte Santos e a Profª Doutora Maria João Cruz (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / SIAM), para a temática Alterações Climáticas.

No final dos quatro módulos, terá lugar um debate aberto em que poderão participar, para além dos formandos, jornalistas e outros profissionais da comunicação social participantes no Cine’Eco.

As inscrições para a 1ª edição da Acção de Formação “Informação em Contexto” estarão abertas até dia 1 de Outubro de 2010, devendo ser enviado um e-mail para elizabeth.silva@unesco.pt solicitando a referida inscrição, e no qual deverá constar o nome do formando, cargo, nome da entidade e respectivos contactos (telefone, e-mail, telemóvel, fax).

As referidas inscrições serão seleccionadas por ordem de chegada e posteriormente confirmadas por e-mail.

Sem comentários:

Enviar um comentário